Postagem de Carta Social

1163735_white_envelope

A Carta é o mais tradicional e antigo meio de comunicação que a população dispõe para a troca de mensagens. Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na carta a quantidade de selos correspondente ao porte, garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.

Apesar do surgimento da internet e do e-mail terem contribuído para a diminuição do envio de cartas pela população, a carta ainda é utilizada por muitas pessoas, sendo inegável seu valor social.

Com as festas de fim de ano intensifica-se o envio de cartas, pois muitas pessoas ainda mantêm o hábito de enviarem cartões de Boas Festas utilizando-se dos serviços dos Correios.

Uma das modalidades de carta pouco conhecida é a Carta Social. A Carta Social é um serviço postal prestado pelos Correios com o objetivo de facilitar o acesso às camadas menos favorecidas de nossa população, pois o valor da postagem é tarifado em R$ 0,01 (um centavo), podendo, no entanto, ser utilizado este serviço por qualquer pessoa, desde que preenchidos os seguintes requisitos:

1. ter limite máximo de peso igual ou inferior a 10 gramas, o que corresponde aproximadamente ao peso de uma folha de papel A4;

2. o remetente e o destinatário deverão ser pessoas físicas;

3. o endereçamento de ambos deve ser de forma manuscrita;

4. os objetos precisam estar envelopados e não se pode utilizar nenhum tipo de serviço adicional ou acessório;

5. o limite máximo de postagem diária é de 05 (cinco) cartas por pessoa;

6. devem ser enviadas somente para localidades situadas no território nacional;

7. constar a menção “Carta Social” na frente (anverso) do envelope, logo acima dos quadrículos reservados à indicação do CEP, no canto inferior esquerdo;

8. não admite a utilização de envelope com timbre de pessoa jurídica, tipo “data-mailer”, “com janela”, plástico (transparente ou translúcido) ou dobramento de papel, ou ainda com inscrições promocionais em substituição ao envelope.

Considerando que apenas 12 (doze) em cada 100 (cem) brasileiros têm acesso à internet, segundo dados do IBGE de 2004, a Carta Social tem um papel importantíssimo na comunicação entre as pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Utilidade Pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s